Tirar mudas da Orquídea terrestre Arundina Graminifolia

Subfórum criado para os orquidófilos, discutirem dúvidas de cultivo, adubação, reprodução e manejo de orquídeas.

Tirar mudas da Orquídea terrestre Arundina Graminifolia

Mensagempor Mônica » 04 Fev 2009, 11:51

Olá

Moro em Campinas e minhas Orquídea terrestre (Arundina Graminifolia)
Adquiri minhas orquídeas terrestre (Arundina Graminifolia) em setembro do ano passado, 4 mudas vieram floridas, somente 1 e muito alta não estava, as menores floresceram muito e agora não florescem mais, mas dá para ver que surgiram da terra mais "galhos" e que alguns já tem brotos, eu acho que são brotos pois tem tipo um bulbinho no pé da folha, gostaria de saber como faço para retirar essas mudas e como devo proceder para replantá-las. E agora a muda muito alta está florescendo, mas tem algumas manchinhas pretas nela, são fungos? gostaria de podá-la para que ficasse na altura das outras, nunca as adubei e no ceasa me indicaram o "forte Jardim Flores", é um bom adubo e para quais plantas ele serve.
Moro em Campinas-SP e as orquídeas estão plantadas em um canteirinho no canto da casa, onde pegam o sol da manhã até quase o final da tarde, junto no canteiro também estão plantadas alfazemas, que nunca floresceram, mas viraram uma moita e eu acabei por podá-las, as alfazemas ainda tem chance de se recuperarem ou é melhor começar do zero e comprar nova mudas? O seu galho principal já estão bem grossos e eu não gostaria que ela virassem uma moita, acho mais bonito elas plantadas no canteiro mas que ficassem individuais.

Grata pela atenção
Mônica
Mônica
Novato
Novato

Re: Tirar mudas da Orquídea terrestre Arundina Graminifolia

Mensagempor Raquel Patro » 05 Fev 2009, 16:34

Olá Mônica,

É supersimples fazer novas mudas de Arundina. Para isto basta dividir a touceira da planta, preservando três ou mais ramos em cada muda nova. Jamais pode uma orquídea. Remova pela raiz somente os ramos que estiverem mortos ou doente. Pintas pretas são difíceis de curar. O ideal é identificar a doença na fase inicial e remover as partes afetadas, para que não contaminem o resto da planta.

Ao adquirir adubos, utilize sempre a dosagem recomendada na embalagem. Verifique a composição e as indicações do produto também. Um bom adubo contém nutrientes equilibrados para cada fase das plantas e diferentes aptidões. Os elementos principais em adubos são nitrogênio, fósforo e potássio, além de microelementos.

Alfazemas precisam de um pouco de frio para florescer. Elas são plantas perenes e portanto, para ter mudas pequenas é necessário replantar sempre com novas mudas. As podas sucessivas enfraquecem a planta.

Arundina
Alfazema

Boa Sorte!
Raquel Patro
Administrador
Administrador

Voltar para Orquídeas